Sábado dia 21 de Março ocorreu a mais recente reunião do Movimento da Articulação das Entidades Psicanalíticas, no Hotel Mejestic, Rio de Janeiro.
Estiveram presentes, entre outros, representantes: da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI-IPA), do Sedes Sapientiae (São Paulo), da Escola Brasileira de Psicanálise, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, do Corpo Freudiano, das Formações Clínicas do Campo Lacaniano (Fóruns do Campo Lacaniano), Práxis Lacaniana e do Tempo Psicanalítico.
Wilson Amendoeira, da FEBRAPSI, comunicou que o livro de artigos escrito por participantes da Articulação está quase pronto. Foi acordado que deverá ser lançado nos eventos das sociedades participantes, sendo o primeiro no XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise (29 de abril a 2 de maio, no Rio de Janeiro), da FEBRAPSI. Neste congresso, que conta com cerca de 700 participantes, haverá também uma mesa da Articulação com vários representantes de outras instituições que freqüentam o movimento, bem como o convite para participarem como convidados na platéia os demais participantes da Articulação. Ana Sigal, do Sedes Sapientiae, forneceu a boa notícia que, como um dos efeitos da Articulação a ABRAP (Associação Brasileira de Psicoterapia), que tem por menta regulamentar todas as formas de psicoterapia, tendo em sua diretoria comportamentalistas, não consegue ir avante em seu projeto. Da antiga diretoria, que se compunha também de alguns nomes conhecidos do meio psicanalítico, todos saíram, sendo substituídos por nomes pouco conhecidos. Lembrou-se que há alguns anos Luis Hanns, como representante da ABRAP, compareceu a Articulação, onde o projeto daquela entidade foi duramente criticado.
A próxima reunião ficou marcada para Junho próximo, onde será iniciada a discussão prática de como realizar o Fórum da Articulação, a ser marcado em 2010. Tema que contou na reunião com o marcante apoio de Sonia Alberti, das Formações Clínicas do Campo Lacaniano.
Anchyses Jobim Lopes, representante eleito do Círculo Brasileiro de Psicanálise