Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras

O CBP participa como convocante do movimento que se denomina Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. Este movimento surge em resposta a uma proposta de regulamentação da psicanálise no Brasil, fundada nos princípios teóricos e práticos de uma sociedade que se denomina Ortodoxa e de um suposto Conselho Federal de Psicanálise Clínica, por ela estabelecido sem nenhum fundamento legal.

A primeira reunião da Articulação ocorreu em junho de 2000 e reuniu 65 entidades psicanalíticas que se associam e formulam o 1º Manifesto das Entidades Brasileiras de Psicanálise e mais 10 outras entidades subscrevem (CFP, CFM, Associação Brasileira de Psiquiatria, PUC-SP, UFRS, UFSE…)

Em 30/10/2002 a Justiça Federal nega pedido desta Sociedade para praticar o ensino da psicanálise, anulando sua possibilidade de pleitear a regulamentação.

Mas o movimento continua, pois a discussão sobre regulação e/ou regulamentação prossegue, visando novas tentativas que surgem. Em Março de 2004 é lançado o 2º Manifesto das Entidades Brasileiras de Psicanálise.

Veja os dois manifestos na íntegra.

Primeiro Manifesto do Movimento de Articulação das Entidades Psicanalíticas- 2001

Manifesto do Movimento de Articulação das Entidades Psicanalíticas- 2004

Outros documentos

Reunião da Articulação das Entidades Psicanalíticas – 2009