CÍRCULO PSICANALÍTICO DO RIO DE JANEIRO

>

CÍRCULO PSICANALÍTICO DE MINAS GERAIS



CÍRCULO PSICANALÍTICO DO RIO GRANDE DO SUL



CÍRCULO PSICANALÍTICO DA BAHIA



O Círculo Psicanalítico da Bahia é uma instituição filiada ao Círculo Brasileiro de Psicanálise, federação que congrega seis instituições em alguns estados do Brasil. Ao longo dos últimos 40 anos de existência, o Círculo tem assumido o compromisso de formação de muitos dos analistas a se lançarem na causa psicanalítica em solo baiano.

De acordo com a proposta freudiana, a formação do analista se estrutura a partir da análise pessoal, aliada ao estudo teórico e supervisão clínica, processo que envolve vários anos de trabalho subjetivo, teórico e prático. Nessa perspectiva, o Seminário de estudo da teoria psicanalítica não pretende formar analistas – tarefa longa, árdua e permanente. Nosso objetivo é promover a transmissão do legado teórico freudiano através da leitura e discussão das ideias de Freud, preservando a originalidade radical da psicanálise.

Seminários semanais: Terças-feiras às 20:30h
Início: 06/08/2013 Duração: 05 semestres
Público: profissionais e estudantes (último semestre) interessados na Psicanálise
Coordenação: Anabela Queiroz e Maria José Carballal
Inscrições Abertas – Valor: R$ 280,00/mês



CÍRCULO PSICANALÍTICO DO RIO GRANDE DO SUL – CPRS:

JORNADA COMEMORATIVA DE 57 ANOS DO CPRS - BALANÇO


Colegas,

Ao iniciar o comentário da Jornada de Estudos ocorrida em 7 de dezembro de 2013, exponho uma ideia do livro de Jorge Forbes, Você quer o que deseja: ”Se doença tem remédio, a vida não tem; ela é um renovado contrato de risco. De nossa posição de sujeitos somos sempre responsáveis. Surpresas, encontros, problemas ocorrem todos os dias. Porém, o sentido que damos a eles é de nossa responsabilidade.” (FORBES, 2004, p. 60).

Compreendo o quanto é difícil produzir um ensaio temático, escolher um tópico relacionado aos seminários, lidar com o tempo apertado, ajustar-se aos compromissos impostos pela realidade. Por isso, cumprimento Juliana Ferrari, Ana Cristina de A. Vianna, Euremilter Mombach, Carla de Oliveira, Noeli Maggi, Janes Fraga, Eleni Viegas, Rogério Isotton e Renata Fonini, que aceitaram o desafio. Estavam designados para uma tarefa e a desempenharam muito bem.

Em nome dos demais colegas, atrevo-me a dizer que vocês nos deixaram impressionados, silenciosos e pensativos ao escutar e olhar as telas, as cenas, as histórias descritas. Caminhamos pela arte com os quadros, o conto, o filme, as neuroses, a perversão, a metapsicologia e a clínica psicanalítica.

Todos os participantes da jornada mostraram a ligação e o pertencimento visíveis em suas contribuições, análises pessoais, leituras, supervisões, cursos e eventos indicados nos últimos anos.

Assim agradeço aos colegas da diretoria, sócios, candidatos e, em especial, a Ana Beatriz Nunes, que nos ofereceu doces maravilhosos, um “chá de fraldas” para comemorar a chegada do Érico.

Sintam-se acolhidos, menino, menina, homem e mulher que queiram filiar-se a essa sociedade, deixando-se afetar, suportando dificuldades e diferenças, e finalmente produzindo de forma saudável vínculos e relações.

Para concluir, meu reconhecimento à Miriam Jahn, a incansável secretária e parceira que prepara nosso espaço de trabalho.

Tivemos um “grande sábado” e certamente teremos um ótimo recomeço em 2014 (10/03, às 14 horas) com os novos seminários.

Um bom final de ano para todos e um breve reencontro.

Cordialmente,

Maria Beatriz Jacques Ramos.

CÍRCULO PSICANALÍTICO DO RIO GRANDE DO SUL – CPRS:

JORNADA COMEMORATIVA DE 57 ANOS DO CPRS - AGRADECIMENTO


Prezado(a) colega,

Agradecemos a participação dos presentes na Jornada Comemorativa dos 57 anos do CPRS, em especial a dos Drs. Francisco Dias Vidal, Fernando Mariani e Magdalena Souto da Silva, que nos presentearam com lembranças da história e da fundação do CPRS.

Agradecemos aos palestrantes: Cleo Mallmann apresentando um trabalho minucioso sobre a genealogia do CPRS; Anchyses Jobim Lopes, que fez reflexões sobre o ofício do psicanalista e discorreu sobre a clínica social do CBP-RJ.

Ao provérbio africano "Se queres conhecer um homem, espreita-lhe as cicatrizes" acrescentaríamos "Se queres conhecer uma Instituição, espreita-lhe as histórias, os princípios e as reparações no decorrer do tempo".

Cordialmente,
Maria Beatriz Jacques Ramos- Presidente

PROGRAMAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE 2013